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    A divisão regional do Brasil em Mesorregiões Geográficas, partindo de determinações mais amplas a nível conjuntural, buscou identificar áreas individualizadas em cada uma das unidades federadas, tomadas como universo de análise e definiu as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial. Essas três dimensões possibilitam que o espaço delimitado como mesorregião tenha uma identidade regional. Esta identidade é uma realidade construída ao longo do tempo pela sociedade que aí se formou.

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    A Ferrovia é uma via destinada ao tráfego de veículos, de carga ou passageiro, que se deslocam sobre trilhos. Uma ferrovia, chamada também via-férrea, ou estrada-de-ferro é um sistema de transporte baseado em trens ou comboios correndo sobre trilhos previamente dispostos. A distância entre os trilhos de uma ferrovia é denominada bitola. O percurso das ferrovias é pontuado por estações, gares, ou terminais, dispostos em locais estratégicos, como concentrações populacionais ou de produção (fazendas, indústrias, portos).

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    Hidrovia corresponde ao trecho navegável de um curso ou massa d'água, utilizado para transporte de carga e pessoas. O transporte hidroviário no Brasil é basicamente fluvial, usando os lagos e rios. Hidrovia, aquavia, via navegável, caminho marítimo ou caminho fluvial são sinônimos. Hidrovia interior ou via navegável interior são denominações comum para os rios, lagos ou lagoas navegáveis. Esta entidade compreende os trechos hidroviários interrompidos por represas, cuja construção impede a transposição pela embarcação, com exceção dos casos em que existem eclusas, que permitem a continuidade das hidrovias, e trechos hidroviários que não são interrompidos por represas.

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    Trechos de curso d'água inundáveis com os atributos de ottocodificação, frequência de ocorrência, grau de impacto e vulnerabilidade a inundações graduais.

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    As Áreas Protegidas correspondem a terras de domínio público destinadas a conservação da natureza, nas diversas categorias de Unidades de Conservação abrangidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) (Lei nº 9985, de 18 de julho de 2000) ou não, e Terras Indígenas.

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    Trechos de curso d'água inundáveis contendo os atributos de ottocodificação, frequência de ocorrência, grau de impacto e vulnerabilidade a inundações graduais.

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    Mancha Urbana é uma área densamente habitada cuja proximidade das edificações não permite a sua representação individualizada e sim, o contorno da área do conjunto das edificações. Segundo o IBGE a denominação empregada para mancha urbana corresponde à área edificada.

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    Os Pontos de Drenagem representam os nós da rede de drenagem da base hidrográfica ottocodificada.

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    Trechos de curso d'água inundáveis contendo os atributos de ottocodificação, frequência de ocorrência, grau de impacto e vulnerabilidade a inundações graduais.

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    Não há um padrão mundial que defina uma Cidade. Esta definição varia de país para país. Tradicionalmente os organismos públicos consideram a existência de uma cidade baseados em critérios quantitativos de número de habitantes em um aglomerado urbano. No Brasil, conforme o IBGE, cidade corresponde a toda sede de município, o menor ente federativo, independentemente de seu número de habitantes. A sede de um município, por sua vez, corresponde ao local onde está situada a administração municipal, correspondente à Prefeitura e Câmara de Vereadores.