Trechos de Curso d'Água
Na base hidrográfica unifilar um Trecho de Curso d'Água representa um segmento entre uma foz e sua confluência, ou segmento entre confluências, ou segmento entre uma confluência e sua nascente. A rede hidrográfica unifilar é discretizada por trechos de cursos d'água e referenciada às áreas de contribuição de cada trecho.
A representação gráfica dos rios do mapeamento sistemático na escala do milionésimo ocorre sob a forma de trechos de curso d'água, com sua codificação dada pela metodologia de Otto Pfafstetter e nomes provenientes do mapeamento nessa escala.
Simples
- Data (Revisão)
- 2006-12-07T00:00:00
- Edição
-
Base cartográfica atualizada em 2006.
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
Multifinalitário, com destaque o módulo de Inteligência Geográfica do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH. A codificação de bacias de Otto Pfafstetter e a sua adaptação para codificação de trechos de curso d'água atuam como índices espaciais específicos para regras de negócio nos sistemas de informação de gestão de recursos hídricos.
- Status
- Concluído
61-2109-5117
61-2109-5117
- Freqüência de atualização e manutenção
- Contínuo
- Tema
-
-
GEOFT_TRECHO_CURSO_DAGUA
-
Base Hidrográfica Unifilar
-
Topologia
-
- Temporal
-
-
2006
-
- Lugar
-
-
América do Sul
-
- Outras restrições
-
O acesso ao dado é livre.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Águas interiores
- Data de inicio
- 2003-11-15T00:00:00
- Data do fim
- 2006-12-07T00:00:00
- Informações complementares
-
Na construção da base hidrográfica ottocodificada, os cursos d'água devem ser representados por segmentos de linha ou arcos (que representam os trechos de curso d'água), conectados por nós (que representam a nascente, as confluências e a foz). É necessário representar todos os trechos de curso d'água de margem dupla e os demais corpos d'água (lagos, reservatórios e brejos) por uma linha artificial, única de centro.
A conectividade espacial deve ser preservada através da chamada estrutura arco-nó. Nesse contexto, é importante que sejam utilizadas ferramentas computacionais adequadas para a edição topológica de redes, visando a utilização em Sistemas de Informação Geográfica - SIG. Essas ferramentas devem permitir o processamento e a extração de informações essenciais à construção da base hidrográfica ottocodificada e inerentes à modelagem de redes em SIG: codificação numérica e única de cada trecho de curso d'água (arco); codificação numérica e única de cada nó da rede (nó de origem e nó de destino); e comprimento de cada trecho. No método de construção da base adaptou-se a codificação de bacias aos respectivos trechos de curso d'água. Nessa adaptação, o código do trecho deriva do próprio código da bacia, mas excluídos os últimos algarismos ímpares, que identificam as interbacias, até o próximo número par.
Após cada trecho de curso d'água receber sua codificação, pode-se armazenar este código em banco de dados relacional e, por meio de consultas, selecionar todas as bacias e interbacias a montante e a jusante de um trecho, pois todo trecho de curso d'água é gerado com uma direção de fluxo definida.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SAD69 (EPSG:4291) / 7.4
- Recursos onLine
- Trecho de Curso d'Água (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Manual de Construção da Base Hidrográfica Ottocodificada ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Protocolo
-
OGC:WMS-1.1.1-http-get-map
- Nome
-
\\agencia\ana\SGI3\Acervo\Bases\Processadas\Brasil\Hidrografia\BaseIntegrada
- Descrição
-
TCD_CD
TCD_HIN_CD
TCD_CD_OTTOBACIA
TCD_CDA_CD
TCD_DI_KM
TCD_DI_FOZ_TRECHO_KM
TCD_DI_FOZ_CURSO_DAGUA_KM
TCD_AR_OTTOBACIA_KM2
TCD_AR_MONTANTE_KM2
TCD_NU_ORDEM
TCD_NU_NIVEL
TCD_CR_LONG_NASCENTE_TRECHO
TCD_CR_LAT_NASCENTE_TRECHO
TCD_CR_LONG_FOZ_TRECHO
TCD_CR_LAT_FOZ_TRECHO
TCD_DT_ATUALIZACAO
TCD_CLASSE_CONAMA
TCD_IC_DOMINIALIDADE
TCD_GM_LINHA
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
A criação e publicação da Base Hidrográfica ocorreu em 15 de novembro de 2003, com atualização e publicação em 7 de dezembro de 2006, que é a versão atualmente em uso pela Agência. Os processamentos de construção da Base consistem em edição topológica, geração de Ottobacias, geração de modelo digital de elevação hidrologicamente consistente e sistematização da toponímia segundo o Manual de Construção da Base Hidrográfica Ottocodificada da ANA.
Para a determinação do comprimento de trechos de curso d'água é utilizada uma projeção de referência eqüidistante.
- Identificador do ficheiro
- e5fcac7d-926a-4bee-a6ca-e7aa120f49cd XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2021-03-06T18:58:20
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0
61-2109-5117