Unidades de Conservação cujos Recursos Hídricos são de Domínio da União
A Unidade de Conservação é um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. As unidades de conservação são áreas protegidas por lei com objetivo de conservar a biodiversidade e outros atributos naturais neles contidos, com o mínimo de impacto.
Simples
- Data (Revisão)
- 2023-02-02T00:00:00
- Edição
-
Mapeamento atualizado em 2023.
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
O objetivo básico das unidades de proteção integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na Lei.
O objetivo básico das unidades de uso sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
- Status
- Concluído
61-3341-9012
- Freqüência de atualização e manutenção
- Contínuo
- Tema
-
-
Unidade de Conservação
-
Área Protegida
-
Área Especial
-
Domínio
-
- Temporal
-
-
2023
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 250000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Ambiente
- Data de inicio
- 1937-06-14T00:00:00
- Data do fim
- 2023-02-02T00:00:00
- Informações complementares
-
A atribuição do domínio da união sobre os recursos hídricos em áreas protegidas teve como baliza as diretrizes exaradas pelo Parecer n° 154/2009 da Procuradoria Geral PGE/ANA, que esclareceu a natureza jurídica das unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei n° 9.985/2000. Por sua vez, o Artigo 20, inciso XI da Constituição da República Federativa do Brasil considera as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios como de domínio da União.
É competência da esfera Federal a gestão dos trechos de cursos d'água e corpos d'água inseridos em Terras Públicas de posse e domínio da União, dentre as quais as Terras Indígenas e algumas categorias de Unidades de Conservação.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674) / 7.4
- Recursos onLine
- Unidades de Conservação cujos Recursos Hídricos são de Domínio da União (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Site institucional do ICMBio ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
Os dados foram extraídos do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e compreendem 270 Unidades de Conservação nas quais a competência para gestão da água é da União. A responsabilidade pela gestão das Unidades de Conservação na esfera federal é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O dado vetorial está em formato shapefile e é multiescala. Nele existem poligonais das Unidades de Conservação Federais construídas desde a escala de 1:10.000 até 1:250.000. A origem dos polígonos que compõem este mosaico de polígonos que envolve todas as Unidades de Conservação Federais é diversa. Alguns ainda são provenientes do IBDF e IBAMA, outros foram produzidos ou verificados na Divisão de Consolidação de Limites do ICMBio, os quais são mais recentes.
Para cada Unidade de Conservação Federal, a fonte de dados oficial utilizada como referência é o Decreto de Criação. Quando da falta de citação de base cartográfica no documento legal é adotada a fonte cartográfica oficial de maior escala para a elaboração de cada limite de UC. Na Divisão de Consolidação de Limites, existe um processo de verificação conforme demanda. A atualização do shapefile das Unidades de Conservação Federais ocorre quando houver demanda de refinamento e atualização de dados.
- Identificador do ficheiro
- 7394d63d-abe7-47d7-af08-6163b8c5cf92 XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2023-02-02T16:37:32
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0