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Trechos Rodoviários

A Rodovia corresponde a uma via destinada ao tráfego de veículos, de carga ou passageiro, que se deslocam sobre rodas. No Brasil corresponde a uma via de transporte interurbano de alta velocidade, que podem ou não proibir o seu uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo de fácil identificação por sua denominação no caso de rodovias federais ser iniciada pelas letras BR-XXX (onde XXX é o código numérico de cada rodovia) e no caso de rodovias estaduais pela sigla da unidade da federação, seguida de XX(X) (código numérico de dois ou três dígitos).

As rodovias interestaduais ou federais são mantidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do Governo Federal. As rodovias intra-estaduais são mantidas pelos governos dos respectivos Estados. Também há rodovias municipais (por exemplo as rodovias vicinais), cuja manutenção cabe ao município.

Simples

Data (Revisão)
2016-05-19T00:00:00
Edição

Mapeamento atualizado em 2016.

Modo de apresentação
Mapa digital
Finalidade

As rodovias constituem vias dedicadas ao transporte terrestre de carga, passageiros e deslocamentos em geral. É o tipo de transporte predominante no Brasil.

Status
Concluído
author
  Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
Setor de Autarquias Norte Quadra 3 Bloco A , Brasília , Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes , 70040-902 , Brasil
61-3315-4000
61-3315-4069
pointOfContact
  Agência Nacional de Águas - Coordenação de Conjuntura e Gestão da Informação
Setor Policial Sul Área 5 Quadra 3 , Brasília , Coordenação de Conjuntura e Gestão da Informação , 70610-200 , Brasil
61-2109-5530
61-2109-5117
Freqüência de atualização e manutenção
Contínuo
Tema
  • GEOFT_TRECHO_RODOVIARIO

  • Rodovia

  • Estrada

  • Transporte Terrestre

  • Transporte Rodoviário

  • Rodovia Federal

  • Rodovia Estadual

Temporal
  • 2016

Lugar
  • Brasil

Tipo de representação espacial
Vector
Denominador
1000000
Languagem

por

Character set
UTF8
Categoria de tópico
  • Infraestruturas e comunicação
Data de inicio
2000-03-24T01:00:00
Data do fim
2016-05-19T00:00:00
N
S
E
W
miniatura


Informações complementares

A nomenclatura das rodovias federais é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação. Os dois outros algarismos definem a posição, a partir da orientação geral da rodovia, relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul, Leste e Oeste). Essas definições são aplicadas da seguinte forma:

Rodovias Radiais: são as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país. A nomenclatura adotada é BR-0XX. A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário;

Rodovias Longitudinais: são as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul. A nomenclatura adotada é BR-1XX. A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal. Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174;

Rodovias Transversais: são as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste. A nomenclatura adotada é BR-2XX. A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290;

Rodovias Diagonais: estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste. A nomenclatura adotada é BR-3XX. A numeração dessas rodovias obedece aos seguintes critérios:

Diagonais orientadas na direção geral NO-SE. A numeração varia, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste. Obtém-se o número da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-304, BR-324, BR-364;

Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste. Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal. Exemplos: BR-319, BR-365, BR-381;

Rodovias de Ligação: estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais. A nomenclatura adotada é BR-4XX. A numeração dessas rodovias varia entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal, e entre 50 e 99, se estiver ao sul desta referência. Exemplos: BR-401, BR-470, BR-488.

Existem alguns casos de superposições de duas ou mais rodovias. Nestes casos usualmente é adotado o número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de tráfego) porém, atualmente, já se adota como rodovia representativa do trecho superposto a rodovia de menor número, tendo em vista a operacionalidade dos sistemas computadorizados.

A quilometragem das rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação para a outra. Logo, toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da seguinte forma:

Rodovias Radiais: o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilômetro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal;

Rodovias Longitudinais: o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte;

Rodovias Tranversais: o sentido de quilometragem vai do leste para o oeste;

Rodovias Diagonais: a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392;

Rodovias de Ligação: geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.

A manutenção de uma rodovia é uma operação dispendiosa, e o Brasil tem tido uma grande deterioração de suas rodovias nos últimos anos. Frente à dificuldade dos órgãos governamentais na manutenção das rodovias, muitas delas foram privatizadas, isto é, são concedidas à exploração econômica por parte de empresas privadas. As mesmas são chamadas concessionárias, ficando responsáveis por efetuarem a manutenção das rodovias e estão autorizadas a cobrar um pedágio, isto é, uma taxa de utilização aos motoristas que por ali trafegam.

Identificador de sistema de referência
EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674) / 7.4
Recursos onLine
Trecho Rodoviário Federal (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Trecho Rodoviário Estadual (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Acesso ao site do DNIT ( WWW:LINK-1.0-http--link )
Protocolo

WWW:LINK-1.0-http--link

Nome

\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK

Descrição

\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK (disponível apenas na intranet da ANA)

Protocolo

OGC:WMS-1.1.1-http-get-map

Nome

\\agencia\ana\SGI3\Acervo\Bases\Processadas\Brasil\Transportes

Descrição

ROD_CD

ROD_NM

ROD_NU_EXTENSAO

ROD_DS_OPERADOR

ROD_SG

ROD_TP

ROD_GM_COMPRIMENTO

ROD_GM_LINHA

Nível hierárquico
Conjunto de dados
Instrução

Os dados são provenientes de mapeamento do Setor de Geotecnologias do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), atualizado no ano 2016. O mapeamento compreende rodovias com trecho em balsa, duplicadas, em duplicação, em implantação, em pavimentação, implantadas, em leito natural, pavimentadas e planejadas.

Identificador do ficheiro
ff37f924-e88d-4ee4-82e7-14a3e5efe0fd XML
Languagem

por

Character set
UTF8
Date stamp
2020-07-30T18:29:19
Nome padrão dos metadados

ISO 19115:2003/19139

Versão padrão dos metadados

1.0

author
  Agência Nacional de Águas - Marcus Andre Fuckner ( Especialista em Geoprocessamento )
Setor Policial Sul Área 5 Quadra 3 , Brasília , Coordenação de Conjuntura e Gestão da Informação , 70610-200 , Brasil
61-2109-5528
61-2109-5117
 
 

Visões gerais

visão geral

Extensão espacial

N
S
E
W
miniatura


Palavras-chave

Estrada GEOFT_TRECHO_RODOVIARIO Rodovia Rodovia Estadual Rodovia Federal Transporte Rodoviário Transporte Terrestre

Providenciado por

logótipo
Acesso ao portal
Leia aqui os detalhes completos e o acesso aos dados

Recursos associados

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