Divisão de Bacias
Este mapa traz as principais divisões de bacias hidrográficas adotadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos- CNRH, Agência Nacional de Águas - ANA e o extinto Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica para planejamento e gestão de recursos hídricos no Brasil.
Simples
- Data (Publicação)
- 2016-03-22T00:00:00
- Edição
-
Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
Disponibilizar informações geoespaciais sobre o panorama dos recursos hídricos no Brasil.
- Status
- Contínuo
61-2109-5208
61-2109-5667
- Freqüência de atualização e manutenção
- Quando necessário
- Tema
-
-
SNIRH
-
Ottobacias
-
DNAEE
-
Regiões Hidrográficas - RHI
-
Unidade de Planejamento Hídrico - UPH
-
- Temporal
-
-
2016
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Restrições de acesso
- Outras restrições
- Uso de restrições
- Direitos de reprodução
- Outras restrições
-
É permitida a reprodução de dados e de informações, desde que citada a fonte.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Ambiente
- Data de inicio
- 2003-10-15T00:00:00
- Data do fim
- 2016-03-22T00:00:00
- Informações complementares
-
As divisões de bacia contidas neste tema são:
1) Regiões Hidrográficas - O Conselho Nacional de Recursos Hídricos CNRH , tendo em vista o aprimoramento da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil, promulgou a Resolução 32/2003 na qual delimitou doze Regiões Hidrográficas. Essa Resolução define Região Hidrográfica como sendo o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.
2) As Unidades de Planejamento Hídrico - UPH são subdivisões das bacias hidrográficas estudadas, caracterizadas por uma homogeneidade de fatores geomorfológicos, hidrográficos e hidrológicos que permitem a organização do planejamento e do aproveitamento dos recursos hídricos ali existentes. As UPHs são formadas por bacias ou sub-bacias hidrográficas de rios afluentes ou segmentos das bacias dos rios principais, com continuidade espacial.
A unidade de planejamento hídrico pretende subsidiar a definição da mínima área de abrangência para o desenvolvimento de um plano, consideradas as necessidades de integração da Política Nacional com as Políticas Estaduais e Municipais.
3) A Base Hidrográfica Ottocodificada - BHO utilizada pela ANA na gestão de recursos hídricos é obtida a partir do Mapeamento Sistemático Brasileiro. A BHO é gerada a partir da cartografia digital da hidrografia do país e organizada de modo a gerar informações hidrologicamente consistentes. Para tanto, a BHO representa a rede hidrográfica em trechos entre os pontos de confluência dos cursos d'água de forma unifilar. Cada trecho é associado a uma superfície de drenagem denominada ottobacia, à qual é atribuída a codificação de bacias de Otto Pfafstetter. Uma característica essencial dessa representação é ser topologicamente consistente, isto é, representar corretamente o fluxo hidrológico dos rios, por meio de trechos conectados e com sentido de fluxo. Neste mapa as bacias hidrográficas correspondem à agregação das áreas de contribuição hidrográfica, conhecidas como ottobacias, no nível 1 e nível 2.
4) A divisão do território brasileiro em Bacias e subbacias Hidrográficas foi proposta pelo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE, em fevereiro de 1972, com a finalidade de ampliar e melhorar a oferta de dados aos usuários, e implementar um sistema de informações capaz de processar os dados com eficiência e em tempo hábil, que utilizasse métodos lógicos e modernos. A divisão foi um dos trabalhos iniciais do Projeto Hidrologia, e delimitou oito grandes bacias hidrográficas, divididas, por sua vez, em dez sub-bacias, objetivando, principalmente, a codificação das estações fluviométricas.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674)
- Recursos onLine
- Shapefile das 12 Regiões Hidrográficas definidas pelo CNRH ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Shapefile das Unidades de Planejamento Hídrico - UPH brasileiras ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Bacias Hidrográficas da América do Sul nível 1 da codificação de Otto Pfafstetter(gpkg) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download )
- Recursos onLine
- Shapefile das Bacias e Subbacias do DNAEE ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Link para acesso à Base Hidrográfica Ottocodificada da ANA ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Recursos onLine
- Mapa Interativo (SNIRH) ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Recursos onLine
- Bacias Hidrográficas da América do Sul nível 2 da codificação de Otto Pfafstetter(gpkg) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download )
- Recursos onLine
- Divisão Hidrográfica Nacional (DHN250) - IBGE/ANA ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
Com exceção das bacia e sub-bacias do DNAEE, que foram delimitadas pelo próprio DNAEE em 1972 e não sofreram atualizações, todas as outras divisões de bacias deste mapa (Regiões hidrográficas, UPH e Ottobacias) foram delimitadas tomando por base a Base Hidrográfica Ottocodificada Multiescala 2013, vide Metadados neste mesmo portal.
- Identificador do ficheiro
- fe192ba0-45a9-4215-90a5-3fba6abea174 XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2021-12-10T14:28:57
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0
61-2109-5667