• Catálogo de Metadados da ANA
  •  
  •  
  •  

Divisão Hidrográfica Nacional (DHN250)

A base da Divisão Hidrográfica Nacional em escala 1:250.000 (DHN250) foi produzida pela parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA e apresenta 3 camadas que abrangem todo o território brasileiro, cada uma delas referente a um nível: Macrorregiões Hidrográficas, Mesorregiões Hidrográficas e Microrregiões Hidrográficas, tendo sido produzida a partir da Base Hidrográfica Ottocodificada em escala 1:250.000 (BHO250) da ANA.

Simples

Data (Publicação)
2021-09-24T00:00:00
Edição

Base de dados publicada em 2021

Modo de apresentação
Mapa digital
Finalidade

Sistematizar dados referentes às divisões hidrográficas do Brasil

Status
Concluído
author
  Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - Coordenação de Conjuntura e Gestão da Informação
Setor Policial Sul Área 5 Quadra 3 Bloco O , Brasília , Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos , 70610-200 , Brasil
61-2109-5208
61-2109-5330
author
  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Avenida República do Chile, 500 , Rio de Janeiro , Diretoria de Geociências , 20031-170 , Brasil
21-2142-4581
21-2142-4581
Freqüência de atualização e manutenção
Contínuo
Tema
  • Base Hidrográfica Ottocodificada

  • Divisão Hidrográfica Nacional

  • Regiões Hidrográficas

  • Macrorregiões Hidrográficas

  • Mesorregiões Hidrográficas

  • Microrregiões Hidrográficas

Temporal
  • 2021

Lugar
  • Brasil

Outras restrições

O acesso ao dado é livre.

Tipo de representação espacial
Vector
Denominador
250000
Languagem

por

Character set
UTF8
Categoria de tópico
  • Águas interiores
N
S
E
W
miniatura


Informações complementares

Os novos recortes foram delimitados e renomeados a partir dos três níveis de unidades hidrográficas utilizados anteriormente pela ANA: Regiões Hidrográficas (RHs), Unidades Hidrográficas (UHs) e Unidades de Planejamento Hídrico (UPHs). Com os ajustes

sugeridos, o primeiro nível da Divisão Hidrográfica contém 12 unidades; o segundo nível, 54 unidades; e o terceiro nível, 302 unidades.


As alterações desses recortes foram realizadas em quatro etapas:

• Limites das unidades;

• Codificação das unidades;

• Geocodificação das unidades; e

• Nomes das unidades.


As alterações de limites das unidades basearam-se na adequação espacial dos corpos hídricos existentes ao longo de todo o território brasileiro e na composição de uma hierarquia entre os três níveis de divisões, de modo que uma unidade de terceiro nível (Microrregião Hidrográfica) pertencesse a uma e somente uma unidade de segundo nível (Mesorregião Hidrográfica) e essa, por sua vez, pertencesse a uma e somente uma unidade de primeiro nível (Macrorregião Hidrográfica). Portanto, foi preservada a sobreposição e compatibilidade entre os limites dos diferentes níveis, assim como uma hierarquia entre as divisões.


A codificação das unidades tem por finalidade estabelecer um código único e lógico dentro de cada nível de detalhamento.


A geocodificação das unidades visa obter um código geográfico único, completo e imutável para todas as unidades analisadas, composto pelos códigos das regiões hidrográficas às quais pertencem, e um pequeno ajuste de formatação. Esta geocodificação aqui proposta para a divisão hidrográfica é semelhante àquela utilizada pelo IBGE para os setores censitários (unidades territoriais de coleta de dados) nas pesquisas estatísticas do Instituto e permite distinguir cada uma das unidades.


O geocódigo de uma região hidrográfica constitui a numeração utilizada para identificá-la em relação às outras, de maneira única. Tem como objetivo permitir a referência de diversas informações por unidade de análise. Esta numeração é formada por 3, 5 ou 8 dígitos, dependendo do nível do recorte, e obedece a hierarquia da estrutura hidrográfica territorial a que pertence: o primeiro dígito é o número 1, fixo a todas as unidades, que foi incluído para eliminar o algarismo 0 do primeiro dígito do geocódigo; os dois dígitos seguintes se referem à Macrorregião, que chega ao nível de dezena; os outros dois dígitos, à Mesorregião, também limitada a dezenas; e os três últimos dígitos à Microrregião, que alcança o nível de centenas.


A nomeação das unidades aqui proposta levou em conta uma série de critérios estabelecidos pela ANA e pelo IBGE, em acordo estabelecido entre a Gerência de Pesquisas Ambientais e Dinâmicas Territoriais, da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, e o Centro de Referência em Nomes Geográficos, da Coordenação de Cartografia do IBGE. Nesse processo, buscou-se o estabelecimento de um procedimento padronizado e objetivo para a atribuição de toponímia das unidades.

Identificador de sistema de referência
EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674) / 7.4
Forma de distribuição
  • ( )

Recursos onLine
Relatório Metodológico nº 48 (pdf) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Documentação Técnica DHN250 (pdf) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Macrorregiões Hidrográficas (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Mesorregiões Hidrográficas (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Microrregiões Hidrográficas (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Recursos onLine
Mapa Mural da Divisão Hidrográfica do Brasil (pdf) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
Nível hierárquico
Conjunto de dados
Instrução

A base da Divisão Hidrográfica Nacional – DHN250, em escala 1:250 000 é fruto da parceria entre o IBGE e a ANA, e teve por objetivo analisar, organizar, redelimitar, geocodificar e renomear os três níveis de recortes hidrográficos do País já existentes e produzidos anteriormente pela ANA, detalhando a DHN em outros dois níveis, além das Regiões Hidrográficas: Mesorregiões Hidrográficas e Microrregiões Hidrográficas.

O primeiro nível da DHN foi estabelecido pela Resolução nº 32, de 15/10/2003, que definiu a divisão do território brasileiro em 12 Regiões Hidrográficas, considerando como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, ou um grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.

Identificador do ficheiro
fb87343a-cc52-4a36-b6c5-1fe05f4fe98c XML
Languagem

por

Character set
UTF8
Date stamp
2022-07-12T11:22:13
Nome padrão dos metadados

ISO 19115:2003/19139

Versão padrão dos metadados

1.0

author
  Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - Marcus Andre Fuckner ( Especialista em Geoprocessamento )
Setor de Indústria e Abastecimento Trecho 4 Lote 370 , Brasília , Coordenação de Conjuntura e Gestão da Informação , 71200-041 , Brasil
61-2109-5667
61-2109-5330
 
 

Visões gerais

visão geral
Mapa.png

Extensão espacial

N
S
E
W
miniatura


Palavras-chave

Base Hidrográfica Ottocodificada Divisão Hidrográfica Nacional Macrorregiões Hidrográficas Mesorregiões Hidrográficas Microrregiões Hidrográficas Regiões Hidrográficas

Providenciado por

logótipo
Acesso ao portal
Leia aqui os detalhes completos e o acesso aos dados

Recursos associados

Not available


  •  
  •  
  •