Rede Hidrometeorológica Nacional
Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) é coordenada pela Agência Nacional de Águas e conta com a parceria de outras instituições federais, além de entidades estaduais para realizar o monitoramento e disponibilizar informações de diferentes parâmetros de interesse hidrológico. Com essas estações, é possível mensurar o volume de chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas em estações pluviométricas, evaporimétricas, fluviométricas, sedimentométricas e de qualidade da água. As informações obtidas e divulgadas, após a consistência e sistematização dos dados hidrometeorológicos, são valiosas para subsidiar a tomada de decisão para a eficiente gestão dos recursos hídricos. Servem para produzir estudos, definir políticas públicas, avaliar a disponibilidade hídrica monitorar eventos considerados críticos (cheias e estiagens), disponibilizar informações para a execução de projetos pela sociedade, identificar o potencial energético, de navegação ou de lazer em um determinado ponto ou ao longo da calha do manancial, levantar as condições dos corpos dágua para atender a projetos de irrigação ou de abastecimento público, além de serem a base para a realização de avaliações para a concessão de outorgas de direito de uso dos recursos hídricos. O registro histórico dos parâmetros monitorados também é garantido com o bom funcionamento da RHN.
A RHN possuía, em 2020, quase 23 mil estações sob responsabilidade de várias entidades. A ANA gerencia diretamente 4.841 estações, sendo: 2.717 pluviométricas (monitoram as chuvas) e 2.024 estações fluviométricas(monitoram os rios). Do universo de estações fluviométricas, em 1.485 estações há medição de vazão de água (descarga líquida), em 1.542 de qualidade da água e em 463 de sedimentos em suspensão (descarga sólida).
Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, o monitoramento hidrometeorológico foi modernizado, passando dos registros em fichas de campo em papel dos dados de pluviômetros e réguas por observadores ao uso de diversos sensores automáticos ligados a uma plataforma de coleta de dados (PCD), com o armazenamento dos dados in loco por registradores e transmissão por telefonia móvel ou satélite. Em 2020, havia aproximadamente 3.088 estações automáticas em operação de responsabilidade da ANA e de outros órgãos parceiros (órgãos estaduais, empresas privadas do setor elétrico, dentre outros).
Por fim, em 2015, a ANA e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), firmaram um Memorando de Entendimento com o United States Geological Survey (USGS) dedicado à capacitação técnica de seus profissionais e à constituição de uma Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR), em implantação gradativa para racionalizar do monitoramento e prepará-lo para fornecer dados e informações necessários para a solução de problemas de gestão cada vez mais complexos, além de melhorar a resposta aos eventos de inundações e estiagens e de aumentar a confiabilidade dos dados, permitindo análises hidrológicas regionais mais precisas e o desenvolvimento de obras hídricas com melhor relação de custo versus benefício.
Simples
- Data (Revisão)
- 2023-04-25T00:00:00
- Edição
-
Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
Disponibilizar informações sobre as localizações e principais características das estações de monitoramento integrantes da Rede Hidrometeorológica Nacional.
- Status
- Contínuo
61-2109-5564
61-2109-5667
- Freqüência de atualização e manutenção
- Quando necessário
- Tema
-
-
SNIRH
-
estações fluviométricas
-
estações pluviométricas
-
rede hidrometeorológica nacional
-
recursos hídricos
-
- Temporal
-
-
2019
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Restrições de acesso
- Outras restrições
- Uso de restrições
- Direitos de reprodução
- Outras restrições
-
É permitida a reprodução de dados e de informações, desde que citada a fonte.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Águas interiores
- Data de inicio
- 2006-01-02T00:00:00
- Data do fim
- 2023-05-29
- Informações complementares
-
Há também um monitoramento hidrológico específico e obrigatório para o setor de geração de energia elétrica na RHN. Em 2020, o monitoramento em tempo real era efetuado por 2.257 estações - dentre 2.535 previstas - de 692 empresas concessionárias ou autorizadas para exploração do potencial hidráulico e que são titulares de 955 empreendimentos, sendo: 94 usinas do tipo Central Geradora Hidrelétrica (CGH), 674 do tipo Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e 187 do tipo Usina Hidrelétrica (UHE).
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674)
- Recursos onLine
-
Estações Fluviométricas e Pluviométricas da Rede
(
WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download
)
Estacoes_Fluviometricas_e_Pluviometricas_da_Rede.gpkg
- Recursos onLine
- Mapa Interativo (SNIRH) ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Recursos onLine
- Link para acessar os dados oriundos das estações hidrometeorológicas (cotas, vazões, chuvas, evaporação, perfil do rio, qualidade da água e sedimentos) ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Recursos onLine
-
Total de estações em operação e gerenciadas pela ANA por UF - Fluviométrica
(
WWW:LINK-1.0-http--link
)
Portal de Dados Abertos da ANA (download de "shapefile" e outros formatos)
- Recursos onLine
-
Total de estações em operação e gerenciadas pela ANA por UF - Pluviométrica
(
WWW:LINK-1.0-http--link
)
Portal de Dados Abertos da ANA (download de "shapefile" e outros formatos)
- Recursos onLine
-
Total de estações em operação e gerenciadas pela ANA por UGRH - Fluviométrica
(
WWW:LINK-1.0-http--link
)
Portal de Dados Abertos da ANA (download de "shapefile" e outros formatos)
- Recursos onLine
-
Total de estações em operação e gerenciadas pela ANA por UGRH - Pluviométrica
(
WWW:LINK-1.0-http--link
)
Portal de Dados Abertos da ANA (download de "shapefile" e outros formatos)
- Recursos onLine
-
Total de estações em operação e gerenciadas pela ANA por UGRH e UF
(
OGC:WMS
)
Serviço WMS
- Recursos onLine
-
Rede Hidrometeorológica Nacional
(
OGC:WMS
)
Serviço WMS
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
As informações objetivam mostrar a localização, além das principais características das estações de monitoramento integrantes da Rede Hidrometeorológica Nacional. Os dados apresentados são de responsabilidade da ANA e das entidades parceiras.
- Identificador do ficheiro
- f85dbf06-a869-414c-afc5-bb01869e9156 XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2024-05-16T17:43:33
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0