Base Hidrográfica Ottocodificada da Bacia do Rio Grande
A Base Hidrográfica Ottocodificada (BHO) utilizada pela ANA na gestão de recursos hídricos é obtida a partir do Mapeamento Sistemático Brasileiro. A BHO é gerada a partir da cartografia digital da hidrografia do país e organizada de modo a gerar informações hidrologicamente consistentes. Para tanto, a BHO representa a rede hidrográfica em trechos entre os pontos de confluência dos cursos d'água de forma unifilar. Cada trecho é associado a uma superfície de drenagem denominada ottobacia, à qual é atribuída a codificação de bacias de Otto Pfafstetter. Uma característica essencial dessa representação é ser topologicamente consistente, isto é, representar corretamente o fluxo hidrológico dos rios, por meio de trechos conectados e com sentido de fluxo.
No âmbito da construção de Bases Hidrográficas Ottocodificadas, a base da Bacia Hidrográfica do Grande corresponde a uma base construída nas escalas 1:50000 e 1:100000.
A Base contempla a representação dos trechos de drenagem e a delimitação das áreas de contribuição hidrográfica.
A bacia hidrográfica do Grande banha parte dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste do Brasil.
Simples
- Data (Publicação)
- 2014-09-30T00:00:00
- Edição
-
Base concluída em 2014.
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
A BHO é o núcleo dos dados de hidrografia do módulo de Inteligência Geográfica do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).
Possibilita integrar os diversos planos de informação a respeito dos usos e da disponibilidade hídrica dos cursos d'água, associando dados tabulares aos elementos espaciais, preservando a consistência hidrológica das informações. Dessa forma, a localização espacial do dado é considerada, o que é essencial a um sistema de fluxos unidirecionais como a rede hidrográfica.
Possibilita consultar trechos a montante e a jusante de um determinado ponto de interesse, por meio de consulta tabular.
Funciona como uma base de interoperabilidade entre as instituições responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, possibilitando a integração a partir de um mesmo critério e referência geográfica.
É utilizada para suportar diversos modelos e sistemas, tais como modelos de chuva-vazão e os subsistemas do SNIRH.
Permite que informações físicas, socioeconômicas e hidrológicas, entre as quais disponibilidade e demanda pelos recursos hídricos, sejam associadas às áreas de contribuição hidrográfica, conhecidas como ottobacias.
- Status
- Concluído
61-2109-5330
61-2109-5330
- Freqüência de atualização e manutenção
- Não planeado
- Tema
-
-
Base Hidrográfica Ottocodificada
-
BHO
-
Ottocodificação
-
Trecho de Drenagem
-
Área de Contribuição Hidrográfica
-
Ponto de Drenagem
-
Curso d'Água
-
Hidrônimo
-
Grande
-
- Temporal
-
-
2014
-
- Lugar
-
-
Grande
-
- Outras restrições
-
O acesso ao dado é livre.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 100000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Águas interiores
- Data de inicio
- 2014-03-01T00:00:00
- Data do fim
- 2014-09-30T00:00:00
- Informações complementares
-
A BHO foi desenvolvida a partir da cartografia digital da hidrografia do país, na qual foram feitas edições de modo a conferir consistência topológica para uma correta representação da rede hidrográfica, por meio de trechos conectados e com sentido de fluxo, conforme o Manual de Construção da Base Hidrográfica Ottocodificada da ANA. Cada trecho da BHO foi codificado pelo sistema de Otto Pfafstetter (ottocodificação), para o que foi produzida a identificação do curso d'água principal de cada subsistema hidrográfico, obtido pela maior área de contribuição a montante de cada confluência, tendo como unidades elementares de drenagem as ottobacias, geradas a partir do modelo digital de elevação hidrologicamente consistente.
A aquisição da BHO requer a construção de uma rede unifilar, topologicamente consistente quanto aos aspectos de conectividade, em formato de grafo (árvore) e sem confluências duplas. Esse requerimento também se aplica às tradicionais análises de rede em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG).
As representações de cursos d'água por linhas duplas ou por polígonos são adequadas para a visualização e a produção cartográfica. Entretanto, para a análise de redes e para a construção da BHO, os cursos d'água devem ser representados por segmentos de linha ou arcos (que representam os trechos de curso d'água), conectados por nós (que representam a nascente, as confluências e a foz).
Uma característica importante da BHO é que podem ser incorporados níveis crescentes de detalhamento das bacias, preservando-se os códigos atribuídos às divisões anteriores, o que mantém a coerência da codificação qualquer que seja a escala de trabalho. Além disso, a lógica dessa codificação confere à BHO uma grande facilidade para implementação de consultas tabulares com a mesma consistência topológica das consultas espaciais, o que melhora muito o desempenho dos sistemas que a utilizam.
Os seguintes produtos estão disponíveis:
GEOFT_BHO_TRECHODRENAGEM.shp: representação linear unifilar do fluxo dágua principal de um corpo dágua sob a forma de trechos de drenagem provenientes da cartografia. Essa representação é compatível com a codificação de bacias de Otto Pfafstetter.
GEOFT_BHO_CURSODAGUA.shp: representação linear do curso dágua principal da bacia, sob a forma de cursos dágua, com sua codificação de curso dágua derivada da codificação de bacias de Otto Pfafstetter.
GEOFT_BHO_RIO.shp: representação linear dos trechos de drenagem contínuos que possuam a mesma toponímia, hidrônimo, dos corpos dágua obtidos a partir da cartografia. A codificação dos hidrônimos deriva da metodologia de codificação de bacias de Otto Pfafstetter e da sistematização da toponímia
GEOFT_BHO_AREACONTRIBUICAO.shp: representação poligonal das áreas de contribuição hidrográfica, ottobacia, para cada trecho de drenagem, com seu código de bacia obtido a partir da metodologia de Otto Pfafstetter.
GEOFT_BHO_PONTODRENAGEM.shp: representação dos nós da rede de drenagem, que podem ser dos tipos: início do curso d'água, fim do curso d'água ou foz marítima.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674) / 7.4
- Recursos onLine
- Trechos de Drenagem (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Áreas de Contribuição Hidrográfica (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Pontos de Drenagem (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Cursos d'Água (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Rios (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Dicionário de Dados (Descrição dos Campos da Tabela de Atributos) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
A Base Hidrográfica Ottocodificada foi construída a partir de bases de dados vetoriais elaboradas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) em escala 1:100000 e do Departamento Autônomo de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) em escala 1:50000 a partir do mapeamento sistemático brasileiro, seguida de ajustes topológicos nos trechos de drenagem e procedimentos de ottocodificação. As áreas de contribuição hidrográfica foram obtidas a partir do Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente Derivado dos dados do Projeto ASTER-DTM com pixel de 30m.
Para ter acesso aos dados que compõem a Base Hidrográfica Ottocodificada com os temas: Trechos de Drenagem, Áreas de Contribuição Hidrográfica, Cursos d'Água, Pontos de Drenagem e Rios é necessário efetuar o download de cada um dos arquivos e descompactá-los.
- Identificador do ficheiro
- b13fa102-148d-4c4a-b7cd-02f23027e5c1 XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2021-03-06T18:48:19
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0
61-2109-5330