Rios
A Base Hidrográfica Ottocodificada inclui a representação gráfica dos Rios do mapeamento sistemático na escala do milionésimo, sob a forma de rios, com sua codificação pela metodologia de Otto Pfafstetter e nomes provenientes do mapeamento nessa escala. Um rio é a junção de trechos de curso d'água contínuos que possuem a mesma toponímia. Nem sempre o rio corresponde ao curso d'água principal da bacia. O nome do rio no trecho é obtido a partir da base cartográfica ao milionésimo.
Simples
- Data (Revisão)
- 2012-12-17T00:00:00
- Edição
-
Base cartográfica atualizada em 2012.
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
Multifinalitário, com aplicação no módulo de Inteligência Geográfica do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH, inventário de estações e planejamento da rede hidrometeorológica gerenciada pela ANA, bem como concessões de outorga e elaboração de perícias técnicas e rotina de fiscalização do uso de recursos hídricos.
- Status
- Concluído
61-2109-5117
61-2109-5117
- Freqüência de atualização e manutenção
- Contínuo
- Tema
-
-
GEOFT_RIO
-
Base Hidrográfica Unifilar
-
Toponímia
-
- Temporal
-
-
2012
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Outras restrições
-
O acesso ao dado é livre.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Águas interiores
- Data de inicio
- 2003-11-15T00:00:00
- Data do fim
- 2012-12-17T00:00:00
- Informações complementares
-
A sistematização de toponímia de cursos d'água é realizada por meio de álgebra relacional em banco de dados. O termo rio caracteriza um ou mais trechos de curso d'água contínuos que possuem a mesma toponímia.
A codificação de Otto Pfafstetter se baseia no critério hidrológico, considerando como curso d'água principal aquele de maior área de contribuição a montante. Isto faz com que, mesmo com os seus nomes não atribuídos, os cursos d'água já estejam matematicamente identificados. A atribuição de nomes, neste caso, fica facilitada, exigindo apenas que se faça a correspondência do código de curso d'água com o nome do rio e a sua relação com a distância à foz da bacia.
A nomenclatura dos rios adotada na base hidrográfica ottocodificada utiliza a toponímia extraída da cartografia sistemática. A sistematização divide a toponímia nos campos corpo d'água (decorpodag), ligação (deligacao) e nome (norio), em que corpo d'água identifica o tipo de curso d'água, tais como rio, ribeirão, córrego, cañada, fleuve, entre outros. A ligação compreende preposições utilizadas para ligar os corpos d'água com o nome do rio como, por exemplo, de, da(s), do(s), del, de la(s), de los, entre outros. O nome é a denominação que compreende o topônimo completo sem o tipo de corpo d'água que o define e de sua preposição de ligação, caso ocorra. Toponímias não devem ser escritas por meio de abreviações. Por exemplo, deve-se escrever Santa Maria e não S. Maria.
Depois de sistematizadas todas as partes que compõem os nomes de rios, ambas são concatenadas para compor o seu topônimo completo. Para cada rio é atribuído um código único relacionado ao código de curso d'água de Otto Pfafstetter, que permite distinguir dois rios homônimos em bacias diferentes. O raciocínio utilizado para isso é o seguinte: o nome de rio completo terá seu código formado pelo código de curso d'água do trecho mais a jusante concatenado o número zero. Se já existe um nome de rio mais a jusante do curso d'água, esse receberá o código do curso d'água concatenado mais o número 1 e assim por diante. Esse código é chamado de código de rio (corio).
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SAD69 (EPSG:4291) / 7.4
- Recursos onLine
- Rio (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Protocolo
-
WWW:LINK-1.0-http--link
- Nome
-
\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK
- Descrição
-
\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK (disponível apenas na intranet da ANA)
- Protocolo
-
OGC:WMS-1.1.1-http-get-map
- Nome
-
\\agencia\ana\SGI3\Acervo\Bases\Processadas\Brasil\Hidrografia\BaseIntegrada
- Descrição
-
RIO_CD
RIO_ID
RIO_NM_LIGACAO
RIO_NM
RIO_NM_COMPLETO
RIO_DI_RIO_KM
RIO_DI_FOZ_KM
RIO_CR_LONG_DE
RIO_CR_LAT_DE
RIO_CR_LONG_PARA
RIO_CR_LAT_PARA
RIO_DT_ATUALIZACAO
RIO_AA
RIO_ES
RIO_FO
RIO_GM_LINHA
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
A criação e publicação da Base Hidrográfica ocorreu em 15 de novembro de 2003, com atualização e publicação em 7 de dezembro de 2006 e 17 de dezembro de 2012, que é a versão atualmente em uso pela Agência. Os processamentos de construção da Base consistem em edição topológica, geração de Ottobacias, geração de modelo digital de elevação hidrologicamente consistente e sistematização da toponímia segundo o Manual de Construção da Base Hidrográfica Ottocodificada da ANA.
A toponímia da entidade rios foi expandida com informações obtidas do mapeamento sistemático brasileiro em diversas escalas, como 1:250000, 1:100000 e 1:50000, quando existentes, além das atualizações da toponímia disponibilizadas continuamente pelo IBGE através da Base Cartográfica Integrada ao Milionésimo Digital - bCIMd.
- Identificador do ficheiro
- a01764d3-4742-4f7d-b867-01bf544dde6d XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2020-08-20T15:38:55
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0
61-2109-5117