Hidroeletricidade
Apresentação do quadro atual do setor elétrico no país, com foco nos aproveitamentos hidroenergéticos: Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs).
Simples
- Data (Publicação)
- 2021-02-01T00:00:00
- Edição
-
Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
Disponibilizar informações geoespaciais sobre as CGHs, PCHs e UHEs situadas em território nacional.
- Status
- Contínuo
- Freqüência de atualização e manutenção
- Quando necessário
- Tema
-
-
SNIRH
-
Hdroeletricidade
-
Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs)
-
Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs)
-
Usinas Hidrelétricas (UHEs)
-
- Temporal
-
-
2016
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Restrições de acesso
- Outras restrições
- Uso de restrições
- Direitos de reprodução
- Outras restrições
-
É permitida a reprodução de dados e de informações, desde que citada a fonte.
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Ambiente
- Data de inicio
- 2006-01-02T00:00:00
- Data do fim
- 2016-03-22T00:00:00
- Informações complementares
-
Os seguintes dados dos empreendimentos hidroelétricos estão disponíveis: tipo de estágio, localização municipal e geográfica, área do reservatório, quantidade de energia instalada e/ou fiscalizada, etc.
A energia hidrelétrica é gerada pelo aproveitamento do fluxo das águas em uma usina na qual as obras civis que envolvem tanto a construção quanto o desvio do rio e a formação do reservatório são tão ou mais importantes que os equipamentos instalados. Por isso, ao contrário do que ocorre com as usinas termelétricas (cujas instalações são mais simples), para a construção de uma hidrelétrica é imprescindível a contratação da chamada indústria da construção pesada.
As principais variáveis utilizadas na classificação de uma usina hidrelétrica são: altura da queda d'água, vazão, capacidade ou potência instalada, tipo de turbina empregada, localização, tipo de barragem e reservatório. Todos são fatores interdependentes. Assim, a altura da queda d'água e a vazão dependem do local de construção e determinarão qual será a capacidade instalada que, por sua vez, determina o tipo de turbina, barragem e reservatório.
Existem dois tipos de reservatórios: acumulação e fio d'água. Os primeiros, geralmente localizados na cabeceira dos rios, em locais de altas quedas d'água, dado o seu grande porte permitem o acúmulo de grande quantidade de água e funcionam como estoques a serem utilizados em períodos de estiagem. Além disso, como estão localizados a montante das demais hidrelétricas, regulam a vazão da água que irá fluir para elas, de forma a permitir a operação integrada do conjunto de usinas. As unidades a fio d'água geram energia com o fluxo de água do rio, ou seja, pela vazão com mínimo ou nenhum acúmulo do recurso hídrico.
O Brasil é o país com maior potencial hidrelétrico do mundo: um total de 260 mil MW, segundo o Plano 2015 da Eletrobrás, inventário produzido em 1992. Destes, pouco mais de 30% se transformaram em usinas construídas ou outorgadas. De acordo com o Plano Nacional de Energia 2030, o potencial a aproveitar é de cerca de 126 mil MW. Desse total, mais de 70% estão nas bacias do Amazonas e do Tocantins/Araguaia.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674)
- Recursos onLine
-
Link para acesso ao site do Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico (SIGEL) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
(
WWW:LINK-1.0-http--partners
)
Link para acesso ao site do Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico (SIGEL) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
- Recursos onLine
- Mapa Interativo (SNIRH) ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Recursos onLine
- Aproveitamentos Hidrelétricos - UHEs, PCHs e CGHs (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
As informações apresentadas no portal do SNIRH objetivam mostrar um panorama geral do potencial hidrelétrico do país desde dos projetos de instalação planejada aos empreendimentos que já se encontram em operação, visando aprimorar o planejamento e a gestão dos recursos hídricos no Brasil. O dado vetorial da situação dos respectivos empreendimentos (CGHs, PCHs e UHEs), disponibilizado neste portal de informações foi obtido no site da ANEEL por meio do Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico (SIGEL).
- Identificador do ficheiro
- 56ac7cb5-aa22-4081-a135-c7fc0938a449 XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2024-08-21T15:23:18
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0