Trechos Hidroviários
Hidrovia corresponde ao trecho navegável de um curso ou massa d'água, utilizado para transporte de carga e pessoas. O transporte hidroviário no Brasil é basicamente fluvial, usando os lagos e rios. Hidrovia, aquavia, via navegável, caminho marítimo ou caminho fluvial são sinônimos. Hidrovia interior ou via navegável interior são denominações comum para os rios, lagos ou lagoas navegáveis. Esta entidade compreende os trechos hidroviários interrompidos por represas, cuja construção impede a transposição pela embarcação, com exceção dos casos em que existem eclusas, que permitem a continuidade das hidrovias, e trechos hidroviários que não são interrompidos por represas.
Simples
- Data (Publicação)
- 2010-01-15T00:00:00
- Edição
-
Mapeamento atualizado até 2010.
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
-
As hidrovias são vitais para o transporte de grandes volumes de cargas a grandes distâncias, e de grande quantidade de passageiros, constituindo importante ferramenta para o comércio interno, externo e mobilidade humana, pois propiciam a oferta de produtos a preços competitivos.
- Status
- Concluído
61-2029-7876
61-2109-5117
- Freqüência de atualização e manutenção
- Contínuo
- Tema
-
-
GEOFT_TRECHO_HIDROVIARIO
-
Hidrovia
-
Transporte Hidroviário
-
Transporte Aquaviário
-
DNIT
-
ANTAQ
-
- Lugar
-
-
Brasil
-
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 1000000
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Infraestruturas e comunicação
- Data de inicio
- 2008-03-31T00:00:00
- Data do fim
- 2010-01-15T00:00:00
- Informações complementares
-
As hidrovias interiores também podem ser classificadas como artificiais, ou seja não eram navegáveis e adquiriram essa condição em função de obras de engenharia, ou hidrovias interiores melhoradas, para caracterizar as que tiveram suas condições de navegação ampliadas.
É utilizada genericamente a expressão hidrovias interiores para designar as vias navegáveis interiores que foram balizadas e sinalizadas para uma determinada embarcação, isto é, àquelas que oferecem boas condições de segurança às embarcações, suas cargas e passageiros ou tripulantes e que dispõem de cartas de navegação.
Deve ser observado que balizamento de uma via aquática é entendido como sendo basicamente as bóias de auxílio à navegação, que demarcam o canal de navegação, e como sinalização, as placas colocadas nas margens dos rios para orientação dos navegantes. As cartas de navegação são mapas delimitadores das rotas de navegação. Como os canais de navegação não são materializáveis como as rodovias e ferrovias, as hidrovias requerem cartas de navegação para proporcionar segurança às embarcações.
Existem rios flutuáveis, de navegação rudimentar, francamente navegáveis e hidrovias.
As pontes e represas constituem obstáculos à navegação, transpostos, em alguns casos, por pontes móveis, no caso das pontes ou eclusas, no caso de barragens.
A embarcação tipo é uma abstração que reúne as características para as quais a hidrovia é projetada, ou seja, ela é projetada para um determinado comprimento e largura (boca) de embarcação e para um calado máximo, sendo este para a situação de águas mínimas, que concomitantemente definem uma embarcação hipotética chamada tipo.
No que se refere às dimensões, pode-se dizer que as embarcações que serão lançadas e navegarão na hidrovia devem ter no máximo o comprimento e a boca da embarcação tipo e que, no que diz respeito a calados, em condições de águas mínimas, deve navegar com calado no máximo igual ao da embarcação tipo.
Existem hidrovias interiores de tráfego apenas diurno e as franqueadas à navegação noturna, em função do tipo de balizamento e de sinalização adotados.
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / SIRGAS 2000 (EPSG:4674) / 7.4
- Recursos onLine
- Trecho Hidroviário (shp) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Ver no Google Earth (kml) ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos onLine
- Acesso ao site do Banco de Informações e Mapas de Transportes ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Protocolo
-
WWW:LINK-1.0-http--link
- Nome
-
\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK
- Descrição
-
\\agencia\ana\SGI\Acervo\GEONETWORK (disponível apenas na intranet da ANA)
- Protocolo
-
OGC:WMS-1.1.1-http-get-map
- Nome
-
\\agencia\ana\SGI3\Originais\MT\BIT\BDG PNLT2010\Dados de Oferta\Elementos Estruturantes\Sistema Viario\Aquaviario
- Descrição
-
HID_CD
HID_NM
HID_DS_CURSOAGUA
HID_NU_EXTENSAO
HID_GM_AREA
HID_GM_PERIMETRO
HID_GM_POLIGONO
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
-
Os dados são provenientes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e organizados pelo Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) do Ministério dos Transportes. Estão relacionados à entidade barragem que contém dados acerca de trechos hidroviários com intervenção de barragens sem eclusa, eclusas sem barragem e barragens com eclusa, construídas, em construção, projetadas ou planejadas.
No banco de dados de Conjuntura de Recursos Hídricos, versão 2007, há a entidade Trecho Navegável, porém não existe feição; Hidrovia com Representação, que corresponde aos trechos de curso d'água navegáveis bifilares; e Hidrovia sem Representação, que corresponde aos trechos unifilares.
- Identificador do ficheiro
- 48e26e99-db01-45dc-a270-79f27680167b XML
- Languagem
-
por
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2020-08-20T16:40:11
- Nome padrão dos metadados
-
ISO 19115:2003/19139
- Versão padrão dos metadados
-
1.0
61-2109-5117